quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FONTE AJUSTÁVEL

Fonte de alimentação estabilizada e regulável de 1,25 a 15volts Descrição de funcionamento Essa fonte de alimentação trabalha com um regulador de tensão LM317, retificador com diodos, transformador de tensão e filtros capacitivos. O LM317 ele é um circuito integrado estabilizador com regulação de tensão variável por meio de um potenciômetro e essa tensão pode ser variada de 1,2volts a 37volts dependendo da sua tensão de entrada. Tem como tensão de entrada de no máximo de 40volts e suporta 1,5Amper de corrente de carga, com uma corrente de curto de 1 Amper.
Se você já tiver o transformador vai gastar em torno de 10reais de componentes que seriam: Resistores de: 1KΩ e 850Ω pode ser de ¼ de watt; Capacitores de: um de cada 10µF e 47µF de 35volts capacitores eletrolíticos (se o seu projeto for de 37volts os capacitores são os mesmos de tensão diferentes de 60volts) e 100nf cerâmico ou poliéster (100KpF); 1 Potenciômetro de 10KΩ; 4 Diodos 1N4007 ; 1Ci LM317 (encapsulamento TO220); 1 led 5mm qualquer cor. O diodo de retificação 1N4007 é muito versátil pois ele suporta 1000volts de tensão reversa e 1amper de corrente de carga e corrente reversa.
Os capacitores eletrolíticos são partes importantes desse conjunto de filtro para que a sua tensão DC seja o mais pura sem ruído em seu sinal. Eles tem polaridade ou seja ele tem de ser polarizado positivo com positivo e negativo com negativo, eles são feitos para tensão DC e eles tem uma tensão limite de carga que não pode ser ultrapassada para que não danifique o componente.
O potenciômetro ele serve para regular a tensão de ajuste do LM317 para que haja na tensão de saída ajustável.
O led serve simplesmente para indicar se a sua fonte esta ligada.
O circuito é muito simples de se montar:
Muito simples? De uma grande utilidade como fonte de bancada para você poder desfrutar de seus projetos de eletrônica sem ter de ficar gastando pilhas ou baterias. Veja como ficou:

11 comentários:

  1. belo trabalho mas tem como passar todos os componetes mais detalhado? obg

    ResponderExcluir
  2. Cara, os componentes estão no desenho técnico. /\

    Enfim, parabéns. Vou usar este circuito no meu trabalho de conclusão do segundo módulo em eletrônica.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!! Era justamente o tipo de projeto que estava procurando!!

    ResponderExcluir
  4. para podermos ajustar a tensão negativa e positiva diferentemente, precisariamos de dois reguladores em relação ao tap central do secundario do transformador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      SIM precisa de um center tap (derivação central) do transformador para que haja em relação a derivação uma ddp

      Excluir
  5. para podermos ajustar a tensão negativa e positiva diferentemente, precisariamos de dois reguladores em relação ao tap central do secundario do transformador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem a necessidade de ter 2 reguladores de tensão para que vc possa ajustar

      Excluir
  6. Gostaria que alguém me ajudasse com os dados do trafo para esse circuito (volts, amperes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 12 + 12 e esse ai é de 500mA mais voce pode usar um trafo de até 1A

      Excluir
  7. Perdoe minha ignorância Leonardo, quando você diz 12+12 quer dizer o que no secundário? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  8. Montei a fonte igual no esquema, mas quando giro o potenciômetro para o minimo ele entra em curto, já troquei duas vezes ele é não resolveu, pode me ajudar??

    ResponderExcluir